sexta-feira, 14 de março de 2014

IML de Sobral funciona precariamente

A reportagem do jornal Correio da Semana manteve contato com a supervisora de administração do IML de Sobral, a Sra. Eliete Torres, a respeito das denúncias do vereador Gegê Romão(PRB), na tribuna da câmara municipal de Sobral, no dia 10 de março, quando, através de vídeo entrevistou o funcionário de nome “Nogueira”, que afirmou as péssimas condições de trabalho que hoje vive o IML de Sobral. 




A respeito do assunto, a diretora do IML, a Sra Eliete, nos adiantou as seguintes informações: “foram noticiadas imagens não verdadeiras em relação a estrutura do IML, principalmente uma imagem de um instrumento (FACA enferrujada) que seria utilizada para realizar exames necroscópicos. Este tal instrumento não faz parte dos materiais utilizados por esta instituição. Foi um ato irresponsável veicular a imagem daquela faca sendo um material utilizado para proceder em um procedimento tão doloroso. Sobre a aquisição de materiais por parte da Construtora  isso é também uma inverdade. Temos uma parceria amigável devido a uma cedência provisória por parte do governo do Estado de um terreno que pertence ao IML de Sobral. Quando precisamos de algum reparo ou manutenção do prédio do IML eles se disponibilizam, não vendo problema nenhum em relação a essa parceria. Ajuda sempre é bem vinda, isso quando vem de maneira licita. 
Concluiu: “deficiências claro que temos. Precisamos de mais motorista para dirigir o rabecão, recepcionista para o período noturno, auxiliares de serviços gerais, auxiliares de pericias, assistentes sociais, digitadores, auxiliares de motoristas do rabecão, faltam médicos legistas e peritos criminais,  não posso deixar de lembrar que atendemos a uma população de 50 municípios. Deficiências em todos os órgãos existem, mas eu como Supervisora Administrativa e Dra. Leila Carla como supervisora médica, temos nos empenhado ao máximo para dar à nossa população um tratamento digno. É um momento doloroso. É uma perda irreparável e você não precisa ter passado por isso pra sentir como é difícil este momento. Tento a todo momento me colocar como cidadã e querer sempre servir ao público, pois Servidor Público já diz: “servir ao público”, salientou a diretora, Sra. Eliete Torres.

A comissão de Direitos Humanos da câmara municipal de Sobral constatou as seguintes irregularidades no IML
A Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Sobral ao IML de Sobral. Após a denúncia do Vereador Gerardo Jovani Romão da Tribuna em Sessão Ordinária com apresentação de um vídeo de um funcionário do IML, os membros da CDH Gilmar Bastos-Presidente, Christianne Coelho, Vicente de Paulo e Gerardo Jovane-Membros, foram verificar in loco o funcionamento do IML de Sobral que é responsável pelo atendimento de 50 municípios da Zona Norte do Estado do Ceará. 
Gilmar Bastos e sua comissão acompanharam de perto e constataram que o IML de Sobral necessita de mais apoio financeiro e humano: “as diretoras do IML nos acompanharam em todas as salas. Verificamos que o serviço está comprometido por falta de alguns equipamentos e material. O serviço de Raio X está parado por falta de técnicos de operação. O serviço odontológico por falta de um compressor e também do Raio X bucal. O Laboratório desativado”. 

O vereador Gilmar Bastos acrescentou: “verificamos a necessidade de mais médicos legistas, motoristas, de auxiliares de serviços gerais, de psicólogos e agentes administrativos. É preciso mais veículos rabecão. Uma melhor agilidade no abastecimento de material de trabalho. Na sala de necropsia encontramos 4 corpos e verificamos a necessidade de uma melhor higiene. Com isso, certamente, o serviço estará perfeito para o atendimento de toda região norte. Vamos solicitar do governo do estado mais assistência ao IML de Sobral. Encaminhamos ao MP a denúncia do funcionário para providências”.


Fonte:
Jornal Correio da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário